Muitas pessoas pensam que o cuidado com a saúde visual deve ser maior no verão, por conta da alta incidência de raios ultravioleta. No entanto, o inverno também traz riscos à visão, já que estes raios são intensos mesmo nesse período.
Segundo a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, é muito importante proteger os olhos contra os raios UV durante o inverno, já que a radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis.
Além disso, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem para a maior incidência da conjuntivite alérgica, e do ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome do olho seco, decorrente da diminuição da produção de lágrima ou da produção em qualidade alterada. Esses fatores, por sua vez, são originados pela exposição prolongada a ambientes com clima seco ou ambientes fechados e com ar condicionado. Mas também pode ser desencadeada por alterações hormonais, menopausa ou doenças reumatológicas.
Para prevenção, no caso de profissionais que trabalham com computadores em ambiente fechado, a recomendação da médica é que, principalmente durante o inverno, esses indivíduos adquiram o hábito de piscarem mais vezes em frente ao computador, para minimizar a ocorrência da síndrome.

