Com o avanço da medicina, a doença tem prevenção, tratamento e possibilidades de cura
A palavra câncer ainda assusta e traz consigo diversos mitos. Isso porque ainda existem conceitos erradas sobre a doença. No passado, o câncer era sinônimo de morte, hoje se sabe que não é mais. Com o avanço da medicina, a doença tem prevenção, tratamento e possibilidades de cura.
Para desmitificar algumas questões e explicar um pouco mais sobre a doença, o oncologista clínico e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia, Dr. Hezio J. Fernandes Jr. comenta alguns dos questionamentos mais comuns sobre o câncer.
- Contágio
O câncer não é uma doença contagiosa e que apenas 5% pode ser hereditário.
- Tabaco
O tabaco é responsável pela maior incidência de quase todos os tipos de câncer. Cerca de 30% dos casos estão relacionados ao hábito de fumar e por isso deve ser evitado, sempre.
- Anticoncepcionais e o câncer de mama
Nos anticoncepcionais modernos são usados microdoses hormonais, que não se relacionam obrigatoriamente com o câncer de mama. Já a reposição hormonal em si, onde se usam doses maiores de hormônio, pode sim promover o aparecimento da doença
- Má alimentação
Os hábitos alimentares interferem na saúde e podem ser relacionados à doença. O consumo de alimentos enlatados, embutidos, ricos em proteína e gordura animal e pobres em fibras vegetais está associado a uma maior incidência de tumores, principalmente os intestinais.
- Prevenção e diagnóstico
A prevenção e diagnóstico precoce da doença são muito importantes. Toda e qualquer modificação no organismo deve ser acompanhada por um médico, desde alterações intestinais, manchas pelo corpo, feridas que não cicatrizam, sangramento nas fezes ou urina, entre outros sinais.

