
A infecção urinária é uma situação mais comumna gravidez, mas ela também pode ocorrer em bebês e nos homens e mulheres.
A infecção urinária é caracterizada pela presença de bactérias, vírus ou fungos no sistema urinário. Seus principais sintomas são dor/ardor ao urinar e a urina turva. Seu tratamento é feito com antibióticos por 3, 7 ou mais dias, dependendo da gravidade da doença.
Algumas possíveis causas da infecção urinária são:
- Segurar o xixi por muito tempo
- Limpar-se de trás para frente após evacuar (mulheres)
- Alterações hormonais
- Baixa da imunidade, como ocorre na gravidez ou no uso de imunossupressores, por exemplo
- Pré-disposição genética
- Uso de sondas
- Doenças neurológicas
- Infecção ginecológica
- Fístulas no sistema urinário ou digestivo
Em cerca de 80% das vezes, a infecção urinária causada pelas bactérias vindas do intestino e a E. Coli é a mais comumente responsável por este tipo de infecção.
Para o diagnóstico da infecção urinária, recomenda-se um exame de urina, onde esta geralmente mostra-se turva e com grumos. O resultado do exame de urina contendo o resultado de nitrito positivo é indicativo de infecção urinária.
Os sintomas da infecção urinária são:
- Urgência em urinar
- Ardor/ dor ao urinar
- Urina turva
- Presença de grumos na urina
- Aumento da frequência em urinar
É comum as mulheres queixarem-se de ter uma grande vontade de urinar, e depois observarem a saída de pouca urina.
Para o tratamento da infecção urinária, recomenda-se o uso de antibióticos, como o sulfametoxazol-trimetropim, norfloxacino ou ciprofloxacino, entre outros antibióticos, que têm demonstrado eficácia e boa tolerância entre os pacientes.
Como formas de prevenção das infecções urinárias, aconselha-se a adoção de hábitos higiênicos adequados, como limpar-se sempre de frente para trás e esvaziar frequentemente da bexiga. Isso porque, quando há um acumulo de urina dentro da bexiga, pode haver uma proliferação de bactérias, dando chance à infecção. Beber bastante água também é recomendado.

