INFECÇÃO URINÁRIA EM BEBÊS

                                                   

A infecção urinária também pode atingir os bebês desde recém nascidos e por vezes não é muito fácil perceber os seus sintomas, mas tratá-la é fundamental para evitar maiores complicações como o comprometimento renal, por exemplo.

Os sintomas da infecção urinária no bebê são:
  • Urina mais escura que o normal;
  • Forte cheiro de urina;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade.
Nos bebês com menos de 5 meses de idade o sintoma mais comum é a recusa alimentar pela irritabilidade. O bebê pode chorar com fome, mas recusar-se a mamar ou empurrar a mamadeira, por exemplo.
O diagnóstico da infecção urinária no bebê é feito através da coleta da urina. Quando ainda usam fraldas coloca-se uma espécie de saquinho próprio para a coleta de urina colado na região genital e espera-se até que o bebê faça xixi.
Este exame de urina também consegue detectar qual o microorganismo envolvido, sendo fundamental para o tratamento adequado.
O tratamento da infecção urinária no bebê é feito com a toma de antibióticos por 7, 10, 14 ou 21 dias dependendo do microorganismo envolvido. Durante esta fase recomenda-se oferecer muitos líquidos os bebê e trocar a fralda várias vezes ao dia para evitar que o bebê fique com a fralda suja por muito tempo, que facilitaria a entrada de novos microorganismos nas vias urinárias.
Dependendo do microorganismo envolvido o bebê deverá ficar internado no hospital para receber o antibiótico por via intra-venosa (veia).