A artrose no joelho é um tipo de comprometimento grave desta articulação, que afeta principalmente indivíduos com mais de 45 anos, mas se o indivíduo estiver muito acima do peso e fizer corrida, por exemplo, ele poderá desenvolver uma artrose no joelho ainda jovem, por volta dos 30 anos de idade. Quando se trata de artrose no joelho, é muito comum que os dois joelhos sejam afetados, mas seus sintomas podem ser diferentes de um joelho para o outro e isto deve-se ao grau de comprometimento da articulação.
Os sintomas da artrose no joelho incluem:
- Dor no joelho que piora com esforço;
- Dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho afetado;
- Dificuldade em caminhar;
- Pode haver inchaço no joelho e ele apresentar-se um pouco mais quente que o restante do corpo.
As causas da artrose no joelho podem ser:
- Desgaste natural da articulação, que ocorre devido a idade;
- Estar muito acima do peso;
- Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
- Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.
O tratamento para artrose no joelho pode ser feito com a toma de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares que ajudam na restauração da articulação. Além disso é importante realizar fisioterapia e nos casos mais graves, pode-se recorrer à infiltração com corticoides ou até mesmo uma cirurgia, que pode ser uma artroscopia, por exemplo.
Alguns exemplos de exercícios para artrose no joelho são o alongamento dos músculos das pernas, que podem ser feitos sozinho pelo próprio paciente ou com a ajuda do fisioterapeuta, e andar de bicicleta. Mas é importante que seja o fisioterapeuta a indicar estes exercícios pois quando realizados de forma errada ou quando a articulação ainda encontra-se muito dolorida, podem agravar a doença.

