Amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias cujas mais frequentes são os Streptococcus . Seu diagnóstico é feito pelo médico com base nos sintomas que o indivíduo apresenta e pode ser necessário verificar qual a bactéria causadora da doença para indicar o melhor antibiótico.
São sintomas da amigdalite bacteriana:
- Febre alta;
- Dor de garganta;
- Calafrios;
- Pontos brancos na garganta (pus);
- Dificuldade para engolir;
- Garganta inflamada.
Para o tratamento da amigdalite bacteriana é recomendado tomar os antibióticos receitados pelo médico. O tratamento com antibióticos derivados da penicilina como amoxicilina pode ser feito por 10 dias, e nos indivíduos alérgicos a penicilina pode-se utilizar a Azitromicina por 5 dias.
A amigdalite bacteriana é contagiosa e por isso enquanto os sintomas da doenças persistirem deve-se evitar o contato com o indivíduo e ele sempre que tossir ou espirrar deverá colocar um lenço de papel à frente do rosto e depois jogá-lo no lixo.
Para complementar o tratamento da amigdalite bacteriana o que se pode fazer é realizar gargarejos com água morna e sal diariamente pois isto alivia a dor de garganta inflamada.

