AMIGDALITE AGUDA

                              

é uma doença de cariz infecciosoque afeta as amígdalas, órgãos situados ao fim da língua, cuja sua função principal é a proteção do organismo contra corpos estranhos, através da realização de uma barreira e filtragem dos mesmos. Geralmente este tipo de problema poderá ser causado essencialmente por vírus ou bactérias. Para além da amigdalite aguda, a entrada de vírus e bactérias no nosso organismo também pode originar uma amigdalite crónica ou subaguda. Sendo estas também geradas devido a infeções.
Quanto à amigdalite aguda, pode-se afirmar que esta, é um problema que tende a manifestar-se com mais regularidade em crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.
é um problema que surge maioritariamente de uma forma repentina, por isso raramente apresenta quaisquer sinais. Contudo surge quase sempre acompanhada de febre, coceira, falta de apetite, mal-estar, vermelhidão, dores de garganta, inflamação, dores de cabeça, mau hálito, e em alguns casos pode mesmo vir a dar-se formação de pus sobre a zona inflamada, nomeadamente nas amígdalas.
Quanto ao seu diagnóstico, antes de mais é fundamental procurar saber se tem mesmo amigdalite e qual é o agente que desencadeou a formação da amigdalite aguda. Para isso o seu médico deverá fazer uma análise a uma pequena amostra do tecido infetado. Ao analisar o tecido infetado caso sejam encontradas placas brancas ou vermelhas, dá-se a confirmação que tem mesmo amigdalite aguda. Logo o passo seguinte é identificar o agente causador, de forma a que lhe seja prescrito o tratamento mas indicado.