Ter hemorróidas na gravidez é relativamente normal e elas podem ser tratadas de forma natural, trazendo alívio quase imediato dos sintomas.
Seu surgimento na gravidez deve-se ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica, mas elas são mais comuns em mulheres que já apresentavam prisão de ventre antes de engravidar.
Tratamento para hemorróidas na gravidez
O tratamento para hemorróidas na gravidez pode ser feito com:
- Cuidados de higiêne como: não usar papel higiênico, limpando-se sempre com água morna e sabonete neutro após urinar ou defecar;
- Usar uma pomada para hemorróida receitada pelo médico;
- Fazer banhos de assento com plantas medicinais como hamamélis, por exemplo.
A grávida deve ter especial atenção ao uso dos medicamentos e pomadas. Elas só devem ser utilizadas sob orientação médica, após avaliar o risco/benefício, pois o medicamento poderá chegar até o bebê.
Sintomas de hemorróidas na gravidez
São sintomas de hemorróidas na gravidez:
- Dor anal;
- Dor ao evacuar, andar e/ou sentar;
- Coceira no ânus;
- Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpar-se;
- Saliência no ânus, quando trata-se de hemorróida externa.
Cirurgia para hemorróidas na gravidez
A cirurgia para hemorróidas na gravidez só deve ser realizada se todas as alternativas terapêuticas forem insuficientes, se a situação for insuportável para a mulher e se o bebê não correr nenhum risco.
A hemorróida externa não impede o trabalho de parto normal e não justifica uma cesária, mas isto vai depender do desejo da mulher e da opinião do médico.
As hemorróidas que surgem durante a gravidez tendem a desaparecer no pós parto, mas algumas mulheres podem permanecer com elas durante alguns meses, neste caso recomenda-se a consulta a um proctologista e o uso de remédios caseiros, especialmente se a mulher estiver amamentando.

