
A diabetes gestacional é a diabetes adquirida na gravidez que se desenvolve perto do terceiro trimestre de gestação e é uma complicação que afeta a mãe e o bebê. Provoca sintomas como visão turva e muita sede e pode ser tratada com uma dieta adequada e com o uso de insulina, nos casos mais graves.
Após o parto esse distúrbio costuma desaparecer, mas podem existir complicações como o desenvolvimento de bebês muito grandes (macrossômicos) ou de malformação fetal.,
Para identificar a diabetes gestacional recomenda-se a realização da glicemia de jejum, que não deve ultrapassar 85 mg/dl na gestante, e da curva glicêmica a partir das 22 semanas de gestação. No caso de se identificar a doença, a grávida é submetida ao controle glicêmico em intervalos curtos e regulares.
O tratamento para a diabetes gestacional é feito com a dieta sem açúcar adicionado a exercícios físicos moderados. Nos casos mais graves onde a quantidade de açúcar no sangue é muito superior ao esperado deve-se optar pela administração de insulina a fim de controlar o açúcar do sangue mantendo-o sob índices aceitáveis. Importante ser acompanhada no pre-natal de alto risco pelo obstetra para diminuir as chances de complicação.

