Gastrite

                           
A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão e desconforto na região abdominal superior. Ela possui diversas causas e o tratamento pode ser feito de forma natural.

A gastrite do tipo aguda pode ser causada por estresse, por uma doença ou por uma lesão grave e súbita.
A gastrite erosiva crônica é decorrente de irritações como, por exemplo, medicamentos, a doença de Crohn e infecções bacterianas e virais. Este tipo de gastrite apresenta uma evolução lenta e pode produzir sangramento ou úlceras.
Uma das maiores causas de gastrite é a presença de uma bactéria H. Pylori no estômago.
alimentos agressivos como café ou chá que excitem a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico. Alimentos muito gordurosos e muito fibrosos como vegetais crus que também transportar a H. Pylory e agravar a gastrite e  molhos como por exemplo o catshup ou mostarda além da gordura possuem condimentos que são contraindicados em geral para pacientes com gastrite ou ulcera gástrica.
 Em geral os sintomas se manifestam todos no paciente com gastrite, porém é muito comum que a gastrite mesmo infectada com bactéria não manifeste sintomas.
Os sintomas mais comuns de gastrite podem ser:
dor ou desconforto abdominal (após a refeição ou antes de comer)
náusea e vômitos
indigestão
eructação (arrotos)Para diagnosticar a gastrite o mais comum é que depois do paciente descrever o que sente, o médico solicite uma endoscopia digestiva para que se possa observar todo o revestimento interno do estômago e visualizar se existe alguma porção inflamada ou ferida. Para verificar a presença da bactéria Helicobacter Pylori no estômago, é necessário fazer de uma biópsia do tecido estomacal para analisar ao microscópio, que pode ser feito durante o mesmo exame.

O tratamento para a gastrite inclui a toma de medicamentos supressores do ácido gástrico do estômago, dieta e hidratação. Numa fase inicial o paciente deverá alimentar-se de legumes, verduras e frutas cozidas. Beber somente água e evitar café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Como opções de carne estão as carnes magras cozidas sem muitos condimentos.