Dicas para ter uma boa digestao


Sintomas relacionados à digestão aparecem mesmo em pessoas que, aparentemente, gozam de boa saúde. Considerados normais, a maioria deles não são levados a sério, até que a coisa se agrava.
Vou colocar nesses topicos umas dicas importantes principalmente para quem sofre com esse problema.
1:Inicialmente, todas as manhãs antes do café, espremer o suco fresco de 1 limão em 250ml – 500ml de água filtrada e sem açúcar. Um pouco de mel pode ser considerado. A eficácia torna-se significativa com uma rotina diária, pois vai ajudar a limpar o estômago de restos e remover qualquer excesso de acidez. Em tempo, o suco de limão é um excepcional curativo para azia, a famosa queimação de estômago.
2:Combinar alimentos pode funcionar bem para muitas pessoas. A Combinação envolve os três principais tipos de nutrientes. São os carboidratos (massas, batatas, arroz); as proteínas (derivados do leite e grãos) e as gorduras (abacate, óleos vegetais). Logo, combinar um pouco de cada uma das classes de alimentos pode garantir uma boa digestão e correta nutrição.
3:Existem alimentos que são sabidamente indigestos, tais como pinha, gorduras, pimentão, pepino, os condimentados, frituras, etc. O leite e o glúten, amido presente nos derivados de trigo, podem ser a causa de problemas digestivos para muitos. Como saber se existe intolerância para alguns alimentos? Simples, fique atento aos sintomas, que podem alternar de uma simples flatulência, para desconforto abdominal, cólicas intestinais, constipação ou diarréia, indigestão (sensação de peso estomacal, com ou sem cólica), azia, enjoo, ou casos severos de intoxicação alimentar. Para aqueles que não toleram a lactose do leite, podem tentar leite de soja; já para os intolerantes ao glúten, as farinhas de milho resolvem a questão.
4:Um dos mecanismos mais importantes da digestão, mas na maioria das vezes, o mais esquecido! A Mastigação é o primeiro estágio da digestão. Não só fisicamente, quebra os alimentos, mas emite os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (enzimas pancreáticas, os ácidos do estômago, etc), a fim de preparar-se para os alimentos a serem recebidos. Também, a lenta mastigação permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago, terá mais tempo para agir.
5:Esta é uma maneira de permitir que o sistema digestivo tenha uma pausa bem merecida, se alimentando apenas de líquidos. No entanto, para uma primeira vez, você deve tentar o processo por um máximo de 24 horas. Lembre-se sempre de beber bastante suco de frutas. Planeje o seu jejum para dias em que você não estará fazendo muito trabalho físico pesado e possa descansar bastante.
lembrem-se que é preciso colocar dentro de sua rotina , porque é preciso colaborar com seu intestino para que ele consiga trazer os resultados esperados.