Veja quais são as doenças que mais acometem a visão dos brasileiros
Dados do Censo 2010 indicam que 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual – mais de 528 são incapazes de enxergar. Do montante total, 60% das cegueiras são evitáveis; 40% têm conotação genética (são hereditárias); 25% têm causa infecciosa e 20% das cegueiras já instaladas são recuperáveis.
Doenças mais comuns no adulto:
As quatro maiores causas são a catarata, o glaucoma, o diabetes (via retinopatia diabética e suas complicações) e a degeneração macular relacionada à idade. Outras incluem o tracoma, os traumatismos, as uveorretinites, o descolamento de retina, as infecções, tumores e hipertensão arterial.
Doenças mais comuns na criança:
Anomalias do desenvolvimento, as infecções transplacentárias e neonatais (como exemplo, a toxoplasmose, a rubéola, a sífilis), a prematuridade, os erros inatos do metabolismo, as distrofias, os traumas e os tumores. Outro aspecto da deficiência visual infantil envolve a catarata congenital e o glaucoma congêntino.
Os problemas podem ser diagnosticados por meio do teste do olhinho. O exame é simples e deve ser feito em todos os recém-nascidos antes que o bebê complete um ano.
Fonte: Ministério da Saúde e Centro Especializado em Oftalmologia (CEOF)

