Incontinência Urinária

                                         


A incontinência urinária é um problema que afeta muitas pessoas: em sua maioria mulheres (em razão da anatomia de seus órgãos genitais) e principalmente na melhor idade. Embora muitas sofram sozinhas por sentirem medo e constrangimento de compartilhar esse problema, é muito importante que se procure um profissional, para entender o que é a disfunção, por que surgiu e suas formas de tratamento.
Nessa disfunção, a pessoa não consegue reter a urina na bexiga, ou seja, libera o líquido involuntariamente. Isso pode ocorrer por diversas causas e nas mais variadas idades, sendo os principais motivos algum defeito ou mau funcionamento da musculatura pélvica, algum trauma psicológico sofrido, o uso de algum medicamento, bebidas alcoólicas, bebidas que contêm cafeína, além de problemas neurológicos, obesidade, tabagismo e até mesmo a gravidez, em virtude do excesso de peso suportado, dentre outros.
Existem alguns tipos de incontinência urinária, dentre eles estão a incontinência por esforço, a incontinência de urgência e a incontinência mista. Na primeira, o fato de a pessoa efetuar algum esforço, como durante uma atividade física, ao tossir ou espirrar, e até mesmo dar uma risada mais forte, pode causar a liberação involuntária de urina; na incontinência de urgência a pessoa não consegue resistir até chegar a um banheiro para urinar; e a incontinência mista é a soma das duas.
O controle da urina na bexiga pode ser tratado e até mesmo curado, dependendo do caso e do seu estágio. Tratamentos com medicamentos fitoterápicos, acupuntura e fisioterapia são os recomendados. Também existem produtos no mercado que aperfeiçoam a qualidade de vida das pessoas que apresentam essa disfunção, como as fraldas geriátricas, pois sabe-se que a incontinência urinária é um fato causador de constrangimentos sociais, diminuição da autoestima, fuga de certas situações e até mesmo depressão. Por isso, a prevenção por meio do fortalecimento dos músculos da região é uma ótima alternativa.