O papilomavírus humano é o causador da doença chamada HPV que pode ser transmitida pelo contato íntimo desprotegido com um indivíduo contaminado. Seu principal sintoma é o surgimento de diversas pequenas verrugas na região genital, que pode afetar tanto homens quanto mulheres, de todas as idades.
Existem muitas variações do HPV, a maioria delas não apresenta nenhum sintoma e pode desaparecer espontaneamente, sem tratamento específico. Uma das formas mais temidas do HPV é aquele que afeta a área genital, porque quando não é devidamente tratado pode levar ao câncer do colo do útero ou câncer de pênis, mas para evitá-los deve-se seguir o tratamento corretamente.
Os sintomas do HPV incluem a aparição de verrugas nas partes íntimas, contudo, algumas vezes o HPV pode não apresentar nenhum sintoma sendo somente diagnosticado num exame de rotina.
A causa do HPV é a infeção pelo vírus papilomavírus humano pelo contato direto com a área infectada de outro indivíduo.
A transmissão do HPV mais comum acontece através da relação desprotegida, mas ele também pode ser transmitido de mãe para filho, através do parto normal, e no contato direto com a ferida do HPV.
O HPV pode ser diagnosticado através do exame papanicolau, que deve ser realizado 1 vez por ano por todas as mulheres que tenham relações íntimas, de forma regular ou esporádica. O exame clínico visual é capaz de detectar as verrugas genitais e a colposcopia é capaz de esclarecer qualquer dúvida.
O tratamento para o HPV é feito com pomadas específicas e, se o indivíduo realizar o tratamento corretamente e usar preservativo em todo contato íntimo, o vírus pode ser erradicado.
A melhor maneira de combater o vírus do HPV é através da prevenção, com a dose da vacinapara HPV e o uso de preservativo em todo contato íntimo.

