A artrite infecciosa é uma infecção rara geralmente causada por bactérias ou fungos, e se caracteriza por afetar apenas uma articulação.
A artrite infecciosa é mais comum nos joelhos, porém pode ocorrer em qualquer outra articulação do corpo, diferente da artrite reumatóide.
Os jovens e adultos geralmente são os indivíduos mais afetados por essa doença.
Geralmente a artrite reumatóide é o resultado de uma infecção em outra parte do corpo causada por bactérias ou fungos, esses agente viajam pela corrente sanguínea e se instalam na articulação causando a inflamação.
Existem outras causas relacionadas a essa doença, tais como: contusões, vacinas ou cirurgias, pois permitem a entrada de bactérias nas articulações.
Os principais sintomas da artrite reumatóide são:
- Febre;
- Calafrios;
- Dor na articulação afetada;
- Inchaço na articulação afetada;
- Dificuldade para movimentar a articulação;
- Irritabilidade;
- Acumulação de líquidos;
- Edemas na articulação.
O diagnóstico da artrite reumatóide é feito através da analise do liquido articular, que geralmente apresenta um aspecto turvo e purulento. O líquido é extraído da articulação através de uma seringa.
A extração do liquido serve para detecção de bactérias, que confirma o diagnóstico.
O tratamento para artrite reumatóide começa assim que ocorre a suspeita de infecção, pois existe grande probabilidade de comprometimento da articulação afetada.
São administradas doses de antibióticos por via endovenosa, e são realizadas a drenagem e a retirada de pus da articulação com uma agulha, está técnica diminui o risco da proliferação das bactérias.
Podem ser utilizadas talas para imobilizar a articulação, para que os sintomas e os desconfortos sejam menores, porém quando ocorre a melhora do paciente é preciso ser feito exercícios fisioterápicos para recuperar as movimentações da articulação.
Se o tratamento com antibióticos não for eficaz, o tratamento mais seguro é a cirurgia para a substituição da articulação.

