O melhor tratamento para a rinite alérgica, em primeiro lugar, é evitar os agentes que causam seus sintomas alérgicos. Talvez seja impossível evitar completamente todos os desencadeadores das suas alergias, mas você pode tomar algumas medidas para diminuir a exposição.
Existem muitos medicamentos diferentes disponíveis para tratar a rinite alérgica. O medicamento prescrito pelo médico depende do tipo e da gravidade dos sintomas, da idade e da existência de outras doenças (como a asma).
Para a rinite alérgica leve, uma lavagem nasal pode ser útil para remover o muco do nariz. Você pode comprar uma solução salina na farmácia ou preparar uma solução caseira com uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.
São tratamentos para a rinite alérgica:
Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos funcionam bem no tratamento dos sintomas alérgicos, principalmente quando eles não acontecem com muita frequência ou se não duram muito tempo.
- Os antihistamínicos tomados por via oral costumam aliviar os sintomas leves e moderados da rinite alérgica, mas muitos podem provocar sonolência. Alguns podem ser comprados sem receita médica. Converse com seu médico antes de administrar esses medicamentos para crianças, pois eles podem afetar o aprendizado.
- As novas fórmulas de anti-histamínicos causam pouca ou nenhuma sonolência. Alguns deles estão disponíveis sem receita médica. Eles geralmente não interferem no aprendizado. Esses medicamentos contêm loratadina e cetirizina. Outros anti-histamínicos podem ser comprados com receita médica.
- A azelastina é um spray nasal com anti-histamínico usado para tratar a rinite alérgica.
Corticoides
- Os sprays nasais com corticoides são o tratamento mais eficaz para a rinite alérgica.
- Eles funcionam melhor se são usados continuamente, mas também podem ser úteis quando utilizados por curtos períodos.
- Muitas marcas estão disponíveis. Você precisará de uma receita médica. Eles são seguros para crianças e adultos.
Descongestionantes
- Os descongestionantes também podem ajudar a reduzir sintomas como a congestão nasal.
- Os sprays nasais descongestionantes não devem ser usados por mais de três dias.
- Tenha cuidado ao usar sprays nasais salinos adquiridos sem receita médica se eles incluírem cloreto de benzalcônio. Esses sprays podem, na verdade, piorar os sintomas e causar infecções.
Outros tratamentos
- O antileucotrieno é um medicamento aprovado e indicado para ajudar a controlar a asma e aliviar os sintomas das alergias sazonais.
Doenças específicas causadas por alergias (como a asma e o eczema) podem exigir tratamentos adicionais.
Injeções contra alergia
As injeções contra alergia (imunoterapia) poderão ser recomendadas se o alérgeno não puder ser evitado e os sintomas forem difíceis de controlar. Isso inclui tomar injeções regulares do alérgeno, administrado em doses crescentes (cada dose é ligeiramente maior que a dose anterior) que podem ajudar o corpo a se adaptar ao antígeno.

