A tinea do couro cabeludo é causada por um fungo e transmite-se pelo contacto com alguém infectado. Partilhar toalhas, escova de CABELO, pente, ganchos, chapéus ou a almofada pode contribuir para a propagação da doença. Esta também se pode transmitir pelo contacto com animais domésticos infectados (como cães) ou pela terra.
A tinea do couro cabeludo pode apresentar-se de diversas formas, nomeadamente zonas de peladas (que podem aumentar e confluir entre si; podem ainda ter áreas com cotos pilosos) e zonas descamativas, que podem ser dolorosas e ter crostas amareladas. Pode haver comichão no couro cabeludo.
A TINEA CAPITIS também vulgarmente chamada de TINEA DO COURO CABELUDO é uma infecção mais frequente nas CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR (entre os seis e os dez anos). Com a medicação adequada, pode levar semanas e, por vezes, meses a desaparecer. Uma pessoa pode ter tinha do couro cabeludo mais do que uma vez na vida.
Tente não coçar o couro cabeludo. É importante examinar os contactos para despiste de portadores assintomáticos. O uso de champô apropriado poderá estar indicado nestas situações. Os animais domésticos também devem ser examinados; se algum estiver infectado, recorra ao veterinário para que seja tratado.
O tratamento baseia-se no uso de um antifúngico por via oral, durante pelo menos seis semanas (por vezes, meses).

