PRISÃO DE VENTRE NA GRAVIDEZ

                                                 

A prisão de ventre na gravidez é uma situação tão normal como a presença de gases na gravidez. Mas estes distúrbios podem ser tratados com algumas medidas simples como aumentar o consumo de água, de alimentos ricos em fibras e praticar uma caminhada leve, por exemplo.


Para acabar com a prisão de ventre na gravidez recomenda-se fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã. Um outro ótimo remédio para prisão de ventre na gravidez é comer ameixa preta seca diariamente.
Deve-se investir ainda no consumo de alimentos ricos em fibras como manga, laranja, kiwi, abóbora, chuchu, espinafre, aveia, granola, arroz e massas integrais em todas as refeições do dia.
E além disso é recomendado beber mais de 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos, embora um copo de água não tenha nenhuma caloria e seria o mais indicado para evitar o excesso de peso na gravidez.
Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos, no intervalo entre as refeições.
Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física,  mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.
Os supositórios não devem ser utilizados na gravidez pois não há informações científicas suficientes que comprovem a sua segurança. Contudo esta pode ser uma hipótese de tratamento quando a situação está muito grave, mas eles só devem ser utilizados sob orientação médica após avaliação do risco/benefício.
Optar pela toma de medicamentos laxantes ou supositórios para acabar com a prisão de ventre não é o melhor caminho a seguir, visto que é possível regularizar a função intestinal com medidas simples como alimentação correta e uma boa hidratação.