As infecções das unhas dos dedos do pé são geralmente causadas por fungos e são também conhecidas pelo nome “onicomicose”. É um problema que compromete bastante a aparência dos pés, pois causa a descoloração das unhas, secreções e mau cheiro. Isso quando a unha simplesmente não morre e sai do dedo! O tratamento é a longo prazo e é bastante provável que você precise consultar um médico.
Dependendo da gravidade do problema e fatores individuais de cada paciente, seu médico indicará um tratamento diferente. É bom ter consciência de que a maioria dos tratamentos leva até semanas para mostrar resultados visíveis e que você terá que ter bastante disciplina para seguir à risca as recomendações médicas.
- Pode ser que o médico lhe receite medicamentos de uso tópico como cremes ou pomadas.
- Outro procedimento comum é receitar medicamentos em comprimidos e cápsulas para uso oral. Há vários remédios disponíveis no mercado, mas é importante que seu médico conheça seu histórico de saúde. Esse cuidado evita que você sofra sérios efeitos colaterais.
- Há também esmaltes antifúngicos. Passa-se na unha como se fosse um esmalte comum. É uma forma prática de tratar a infecção, mas é preciso receita médica para comprá-los.
Calçados fechados e meias sintéticas são um paraíso para fungos e bactérias, pois retém umidade e não deixam a pele transpirar. Enquanto estiver tratando sua micose nos pés, tente usar meias de algodão que possam ser deixadas de molho em uma solução de água com água sanitária.
Infecções nas unhas são dificílimas de tratar e geralmente demoram para sarar. Se o tratamento não for seguido à risca, a onicomicose costuma voltar ainda mais agressiva. Sempre consulte um médico e informe-o sobre os tratamentos alternativos que você tem interesse em seguir e confira se eles não vão interferir no tratamento receitado pelo médico.

