Cuidados com o coração

                                                
As doenças cardíacas lideram os rankings de mortalidade e de internações hospitalares não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Hoje são mais de 12 milhões mortes ao ano em virtude de infartos, acidente vas¬cular cerebral, angina, hipertensão arterial, entre outras. Dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no país em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.
Para se proteger e manter o coração saudável, um dos primeiros passos é conhecer nosso risco cardíaco e tentar reduzi-lo. Algumas situações, como o envelhecimento ou a herança genética, são inevitáveis; mas a grande maioria é evitável, ou pelo menos controlável. É o caso do estilo de vida inadequado, que inclui falta de atividade física, tabagismo e dieta rica em gordura.
Diante de todos esses riscos, a principal maneira de reduzir as chances de doenças cardiovasculares é a prevenção. Mesmo quando há fatores genéticos envolvidos, como no caso de filhos de pais hipertensos, é possível adiar o surgimento da doença por meio de mudança em hábitos de vida desde cedo e exames preventivos para diagnosticar o surgimento do problema logo no início a fim de controlá-lo.