Azia é uma sensação dolorosa de queimação (ardor) bem abaixo ou atrás do esterno. Ela geralmente vem do esôfago. A azia causa uma dor que às vezes sobe pelo peito e pode se irradiar para o pescoço ou a garganta.
Praticamente todas as pessoas têm azia de vez em quando. Se você sofre de azia frequentemente, você pode ter a doença de refluxo.
A azia acontecerá com maior probabilidade se você tiver hernia de hiato. A hérnia de hiato acontece quando parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica. Isso enfraquece o EEI e facilita a volta do ácido desde o estômago até o esôfago, causando azia.
A azia pede tratamento principalmente se você tem os sintomas com frequência. Com o tempo, o refluxo pode danificar o revestimento do esôfago e causar problemas graves. Um ponto positivo é que mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a prevenir a azia e outros sintomas relacionados ao sistema digestivo e gástrico.
Primeiro, evite alimentos e bebidas que possam causar azia e refluxo, como:
Álcool,Cafeína,Bebidas gaseificadas,chocolates,frutas e sucos citricos,Menta e hortelã
Alimentos picantes ou gordurosos, produtos derivados de leite integral,Tomate e molho de tomate.
Evite comer e se deitar em seguida ou nas 3 a 4 horas consequentes. Deitar de estômago cheio pode fazer com que o conteúdo do estômago pressione com mais força o esfíncter gastroesofágico inferior (EEI).
medicamentos que podem melhorar a azia:
- Antiácidos ajudam a neutralizar o ácido do estômago.
- Antagonistas H2, como as substâncias cimetidina, ranitidina ou nizatidina, reduzem a produção do ácido estomacal.
- Inibidores da bomba de prótons interrompem praticamente toda a produção do ácido estomacal.

